17 de julho de 2011

Dinâmicas para as rodas de Terapia Comunitária

As dinâmicas são muito importantes para o sucesso das rodas de Terapia Comunitária. Proporcionam um momento de descontração, interação do grupo e servem para "quebrar o gelo".

Podem ser usadas músicas, cantigas de roda, brincadeiras, técnicas de relaxamento, entre outros, sempre tomando cuidado com o tempo. Elas não devem ser longas.
O terapeuta deve ter uma dinâmica em mente, mas SEMPRE perguntar para o grupo se eles têm alguma sugestão. É uma forma de valorizar o saber do grupo e fazer o resgate cultural daquela comunidade.
É importante perceber o grupo no dia. Se estiverem mais agitados é melhor dar preferência às técnicas de relaxamento. Se o grupo estiver mais tenso e calado, podem ser usadas técnicas mais lúdicas. A sensibilidade do terapeuta é muito importante nessa decisão.

Os terapeutas podem acrescentar outras sugestões de dinâmicas nos comentários dessa mensagem.

Segue uma sugestão de dinâmica para as rodas de Terapia Comunitária. É a entrevista musical. O terapeuta faz a pergunta e os participantes respondem cantando. O terapeuta deve providenciar um xerox para todos os participantes.


27 comentários:

  1. Dinâmica: "Maneco disse"
    O Terapeuta explica: "vocês têm que fazer exatamente o que eu lhes mandar, mas somente quando eu disser "Maneco disse".
    Se a ordem for dada, sem anteriormente dizer "Maneco disse" e alguém cumpri-la, está fora do jogo.
    Tem que continuar fazendo até que se diga "Maneco disse pare!"
    Exemplos de ordens:
    levantar o braço direito
    cruzar os braços
    aplaudir
    tocar a cabeça
    abrir a boca
    saltar sobre um pé...

    Fazer até restar um participante. Cuidado para não ficar cansativo. Se demorar muito é melhor interromper antes.

    ResponderExcluir
  2. Dinâmica: com que bicho me pareço hoje?
    É uma boa dinâmica para as pessoas perceberem como estão se sentindo.

    Como fazer:
    O Terapeuta orienta os participantes a pensarem com que bicho estão parecendo naquele dia. Devem tentar pensar na característica que esse bicho tem em comum com cada um deles.

    Por exemplo;
    "Hoje estou parecendo uma formiguinha, trabalhando o tempo todo e correndo para lá e para cá".

    "Estou parecendo um bicho preguiça. Não tenho vontade de fazer nada".

    O Terapeuta deve deixar os participantes à vontade e respeitar aqueles que não quiserem falar.

    Sempre dá certo!

    ResponderExcluir
  3. Outra sugestão de dinâmica.
    Muito boa para quando o grupo está desanimado, pois é bem dinâmica e alegre.

    Oriente os participantes:
    Quando você falar 1, bater palma
    Quando você falar 2, dar um pulo
    Quando você falar 3, dar um grito
    Faça um teste para ver ser todos entenderam.

    Quando todos tiverem entendido diga que você falará o número aleatoriamente, inclusive podendo repetir, e quem errar sairá da brincadeira. Não é permitido fazer 2 coisas ao mesmo tempo (por exemplo, pular e gritar).
    Peça para aqueles que saírem da brincadeira te ajudarem a fiscalizar os outros.
    Continue até sobrar apenas 1 participante ou as pessoas se mostrarem desanimadas (nunca é bom estender demais a dinâmica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu uso Jogos Cooperativos, neles ninguém sai da brincadeira, então faço esse jogo assim: quem errar passa a ser o comandante da brincadeira.

      Excluir
  4. Mais uma dinâmica:

    Escolha vários bichos, cachorro, gato, macaco, galinha, etc. Escreva o nome de um desses bichos em um pedaço de papel (repita o mesmo bicho em pelo menos 3 papéis).
    Entregue para cada participante um papel já com o nome de um bicho.
    Depois que todos estiverem com os papéis diga que eles terão de imitar o bicho e encontrar o mesmo bicho formando um grupo.
    É uma dinâmica bastante interativa e descontraída.

    ResponderExcluir
  5. DINÂNICA – OS PÁSSAROS

    Orientação aos participantes: vocês deves se sentir como um passarinho. E todas as vezes que escutarem a palavra pássaro, passarinho, passarada devem bater as asas, fazer piu-piu e trocar de galho.

    Importante: toda vez que falar pássaro, passarinho ou passarada, interromper momentaneamente a leitura do texto para que os participantes possam bater as asas, fazer piu-piu e trocar de galho.

    “O alvorecer”

    Hoje, ao acordar, o dia estava belo, o céu azul, o sol começava a brilhar.
    Ainda bem cedo escutei os primeiros cantos dos pássaros, emitindo lindas notas musicais.
    Logo, logo, comecei a preocupar com os afazeres do dia.
    Preparar o café, arrumar para ir ao trabalho, e aí, que pena, nada mais na natureza era possível escutar, nem ao menos o pio de um passarinho.
    Mais tarde, o sol a pino, o dia muito quente como não poderia ser diferente, os pássaros procuraram uma sombra pulando de galho em galho, se escondendo entre as folhas.
    Mas... ao entardecer a passarada cantava toda alvoroçada.
    Toda essa beleza da natureza me faz ter saudade da roça, dos gorjeios dos passarinhos, do alvoroçar das aves, da beleza do vôo dos pássaros.
    Penso: como é triste um pássaro na gaiola. Seria bom se todos pudessem gorjear, bater as asas, enfim, toda a passarada solta livre a voar, embelezando nossas vidas com o seu cantar.

    ResponderExcluir
  6. Dinâmica do pato.

    Em roda, orientar aos participantes que falem a palavra pato em sequência (cada hora um). Se alguém falar "quêim" o sentido inverte. As pessoas podem falar "pato" ou fazer o som do pato, "quêim", aleatoriamente. A única coisa importante é observar que ao falar "quêim" o sentido inverte.
    Quem errar sai da brincadeira.

    ResponderExcluir
  7. DINÂMICA: MORADOR - CASA - TERREMOTO

    "Objetivo: cooperação, atenção, agilidade e descontração; Material: nenhum; Intensidade: moderada;

    Desenvolvimento: formar trios, mais 1 ou 2 pessoas que devem ficar de fora dos trios; O terapeuta pede que sejam formados trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas uma de frente para outra de mãos dadas e uma terceira pessoa no meio das duas . Após formados todos os trios, terá que sobrar uma ou duas pessoas. O animador vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio, no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR .

    Os comandos:
    1º) Quando o animador falar MORADOR, os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra CASA, aquele que estava de fora vai aproveitar para procurar uma nova CASA.
    2º) Quando o animador falar CASA, as CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR, mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR.
    3º) Quando o animador falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formar novas CASAS e novos MORADORES."

    ResponderExcluir
  8. DINÂMICA DA FOLHA DE REVISTA
    OBS: SUGIRO ESSA DINÂMICA PARA UM GRUPO QUE JÁ ESTEJA JUNTO HÁ MAIS TEMPO

    MATERIAL: FOLHAS DE REVISTA
    PROCEDIMENTO: DAR UMA FOLHA DE REVISTA PARA CADA PARTICIPANTE E PEDIR QUE AMASSEM BASTANTE A FOLHA, APÓS TODOS AMASSAREM PEDIR NOVAMENTE PARA QUE DESAMASSEM, DEIXANDO A FOLHA COMO ERA ANTES.

    NINGUÉM IRA CONSEGUIR.

    EXPLICAÇÃO: A FOLHA REPRESENTA AS NOSSAS PALAVRAS QUE UMA VEZ DITAS NÃO PODEM MAIS SER CONSERTADAS, POR ISSO NOS DEVEMOS TER CUIDADO AO FALAR PARA QUE NÃO VENHAMOS A MACHUCAR O PRÓXIMO, POIS UMA VEZ ABERTA A FERIDA SERÁ DIFÍCIL CICATRIZAR.

    ESSA É UMA DAS REFLEXÕES QUE PODEM SER FEITAS MAS É INTERESSANTE DEIXAR AS PESSOAS FALAREM SOBRE A EXPERIÊNCIA ANTES DE FAZER A REFLEXÃO. O PRÓPRIO GRUPO PODE CHEGAR A ESSA EXPLICAÇÃO SEM QUE O TERAPEUTA PRECISE FALAR. É IMPORTANTE NÃO FALAR A EXPLICAÇÃO COMO UMA VERDADE MAS POSSIBILITAR AO GRUPO UMA PENSAR SOBRE O ASSUNTO.

    LEMBRANDO SEMPRE DE NÃO ESTENDER MUITO EM RESPEITO AO TEMPO DE ACOLHIMENTO QUE DEVE SER DE APROXIMADAMENTE 7 MINUTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei essa sugestão. Indico tb para início de grupo terapêutico, para a reflexão do sigilo e do respeito ao que se ouve no grupo. Valeu pelas dicas!

      Excluir
  9. DINÂMICA DA RIMA

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: perceber o nível de escolaridade do grupo antes de fazer a dinâmica. Perceber o grupo é papel importante do Terapeuta Comunitário

    O Terapeuta começa dizendo uma palavra
    O seguinte deverá dizer uma outra palavra que rime coma primeira
    E assim continuarão até que alguém erre ou emperre, perdendo sua vez no grupo.

    O próximo que iniciar deverá falar uma palavra diferente para trocar as rimas.

    ResponderExcluir
  10. "A caixinha da batata quente

    Material: 1 caixa pequena (aproximadamente 5 cm)
    6 folhas de papel para embrulhar a caixa

    1- Usa-se uma caixa de papelão que contenha um prêmio em seu interior, envolta 5 ou 6 vezes em papel. Em cada folha de papel encontra-se uma instrução. Por exemplo: caminhe como Miss Universo, cante um samba, imite um macaco, etc.

    2- Com os participantes em círculo, o terapeuta coloca uma música para tocar e os participantes passam a caixa entre si.

    3- quando a música pára, o participante que tem a caixa na mão, tem que tirar uma das folhas que
    a envolve e seguir as instruções contidas nela, e assim sucessivamente, até terminarem os papéis.

    ResponderExcluir
  11. "Faça algo com a boneca

    Material: uma boneca de pano

    1- Os participantes estão de pé, em círculo. O Terapeuta entrega a boneca e cada um tem que fazer algo com ela. (por ex: beijá-la, abraçá-la)

    2- quando todos os participantes tiverem feito algo com ela, o Terapeuta instrui para que façam, com a pessoa que está à sua direita, o mesmo que fizeram anteriormente com a boneca, um de cada vez".

    OBS: observar o grau de intimidade do grupo. É uma boa dinâmica para grupos que já estão juntos há mais tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas dinâmicas, irão ajudar muito nas minhas rodas.

      Excluir
  12. Opção de Dinâmica para descontração do grupo.

    http://www.youtube.com/watch?v=qa1zxQKyx1Q&feature=related

    ResponderExcluir
  13. adorei todas as dinamicas pois estava precisando prá fazer no meu grupo de terapia grupal foi muito bacana obrigada!

    ResponderExcluir
  14. parabéns !!!!!!!!!!amei as dinamicas

    ResponderExcluir
  15. parabéns !!!!!!!!!!amei as dinamicas

    ResponderExcluir
  16. Amei... temos muita dificuldade com dinâmicas!

    ResponderExcluir
  17. Amei... temos muita dificuldade com dinâmicas!

    ResponderExcluir
  18. ADOREI....VAI AJUDAR MUITO NO MEU TRABALHO..

    ResponderExcluir
  19. Obrigada. Me ajudou muito. Já tinham esgotado as dinâmicas que eu conhecia.

    ResponderExcluir
  20. Dinamicas são sempre importante nos ajuda quebrar o gelo.obrigada Luciano pelas dicas

    ResponderExcluir