O curso está em andamento em Belo Horizonte desde junho 2011 e se estenderá até novembro 2012, sempre no terceiro final de semana de cada mês. É um curso de capacitação profissional destinado a psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, educadores, líderes comunitários, outros profissionais e atores da comunidade interessados em desenvolver projetos comunitários.
A Terapia Comunitária Integrativa é um sistema terapêutico criado pelo psiquiatra Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará. Ela pode ser compreendida como uma prática de intervenção social de caráter transformador, preventivo, de cuidado e promoção da saúde, tendo como alvo a comunidade.
Segundo Adalberto Barreto, “é um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso".
A Terapia Comunitária Integrativa faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, como parte da estratégia de atenção primária a saúde. É também usada em escolas, empresas, e outros setores com grande potencial de resolução de conflitos e alívio do sofrimento gerado pelo estresse do trabalho e da vida.
"Quando a boca cala o corpo fala. Quando a boca fala o corpo sara".
Nenhum comentário:
Postar um comentário